A Saúde mental e a Psicoterapia

Rodrigo Rezende 13/10/2023

O conceito de saúde é muito conhecido no sentindo de ausência de sofrimento físico e consequentemente boa disposição do corpo para as atividades. Já o conceito de saúde mental está relacionado com o bem estar mental ou psíquico. Assim, a saúde mental envolve aspectos emocionais e racionais das pessoas que precisam estar bem sintonizados diante das expectativas, percepções e a compressão delas.

A saúde mental envolve aspectos muito mais subjetivos do que a saúde física, uma vez que na saúde mental não há dor física e localizada, mas há sofrimento como tristeza e desanimo. Por ser subjetiva e impalpável, a saúde mental muitas vezes é mais difícil de conquistar e manter.

A psicoterapia é um recurso muito importante na conquista da saúde mental porque contribui para as pessoas compreenderem melhor elas mesmas, os outros e o ambiente que vivem. A psicoterapia oferece a oportunidade para as pessoas se analisarem, os outros e o mundo na conversação e interação com o profissional durante as sessões de psicoterapia.

Para que a psicoterapia ser bem sucedida é essencial que a relação entre as pessoas e os profissionais seja de confiança, haja sinceridade e ainda, é necessário que as pessoas percebam que os seus psicoterapeutas têm capacidade especial de compreendê-las verdadeiramente. Assim, é da maior importância que os profissionais de psicoterapia sejam bem qualificados e que as pessoas sejam criteriosas na escolha dos profissionais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *