Ansiedade é um dos sofrimentos mentais mais comuns e parece estar aumentando e disseminando atualmente. A ansiedade, ao contrário da depressão que está relacionada com o passado, está direcionada ao futuro! É dito que a ansiedade é causada pelo o medo do futuro no sentido de tudo de mal que poderá acontecer e da pessoa não ser capaz de lidar com tudo e inclusive com o sofrimento causado.
A ansiedade estaria aumentando porque hoje em dia mais do que nunca há mais incertezas, menos confiança nas pessoas e instituições de toda ordem. O avanço das tecnologias de informação e comunicação que por um lado é naturalmente muito positivo, mas por outro gera mais desconfiança pela diversidade e contradições de tudo que é publicado. Tudo muda mais rapidamente do que nunca. A mudança mais acelerada das atividades econômicas implica em mudanças das empresas, das profissões e consequentemente dos modos de viver.
As pessoas ficando mais inseguras e incertas a partir das mudanças passam a buscam mais aceleradamente e simultaneamente encontrar respostas, segurança, prazeres e sentido na vida em um sem número de alternativas incluindo pessoas, instituições, atividades e convicções. Naturalmente, buscas incessantes e frenéticas não podem causar nada de diferente do que o aumento generalizado da ansiedade.
O que fazer diante desses fenômenos? Não podendo mudar o curso do mundo, só podemos focar mais em mudar a nossa perspectiva diante desse mundo em mutação. Aprender ser mais centrado no que selecionamos como mais valioso para nossas vidas irá ajudar certamente a reduzir a nossa ansiedade.
A Psicoterapia pode ajudar no controle da ansiedade? Uma das missões da psicoterapia é ajudar as pessoas a selecionar os seus valores para neles centrar seus esforços de acordo com a perspectiva cada um e de forma mais autêntica. Assim, creio que a psicoterapia pode contribuir muito com as pessoas diante dos desafios atuais.